Voltar ao Topo

Siga Bem Caminhoneiro acompanha trabalho dos caminhoneiros que transportam carvão

  • De 04/05/2017
  • às 17:05
  • por Da Redacao

Em abril de 1996, Murilo Carvalho narrou o dia a dia da turma que trabalha no transporte de carvão

O churrasco gostoso do fim de tarde e a fabricação de ferro e aço, que entram na produção dos caminhões, tem muito do trabalho de uma turma que enfrenta um dia a dia muito duro. Pra conhecer o trabalho dos caminhoneiros que transportam carvão, nossa equipe entrou pelo serrado até uma fazenda no município de Buritizeiro, em Minas Gerais. As estradas não eram nadas boas e mesmo na chuva, o trabalho não podia parar.

Veja também: Siga Bem Caminhoneiro mostra condições da BR-101, a “Rodovia da Morte”

O carvão vinha de florestas de eucalipto, árvore que leva até sete anos para chegar ao ponto ideal. Em seguida, a motosserra entra em ação para cortar toras pequenas. Depois, a madeira é levada até fornos de barro, onde os carvoeiros enchem o forno, depois fecham de barro batido para queimar a madeira com pouco oxigênio, fazendo o carvão. Três dias depois, com tudo queimado, é hora de retirar o carvão e amontoar para então carregar o caminhão.

Carregado o caminhão, o motorista ainda tem bastante trabalho, mas é na hora de rodar que a coisa fica bem mais complicada. Saindo de lá, do meio de tanta terra e tanta água, é preciso ser bom de braço! Depois de tanto trabalho, chegar ao asfalto não é um alívio, mas o inicio de uma nova viagem cheia de perigos, porque como o carvão é muito leve, uma curva mal feita pode dar problemas, principalmente se o caminhão for levando a carga em sacos.

Pois é, na próxima vez em que você for assar uma carne gorda, lembre-se dos seus amigos do trecho, que precisam enfrentar um trabalho danado para deixar o carvão sequinho, na ponta da churrasqueira.

Confira a matéria de Murilo Carvalho!!

Compartilhe
  • De 04/05/2017
  • às 17:05
  • por Da Redacao

Deixe uma resposta