Visitamos a “jovem” Lucas do Rio Verde (MT), referência na produção de grãos

Em meio à safra recorde, Lucas do Rio Verde é polo de muito trabalho para os amigos graneleiros, mas perde dinheiro com a falta de infraestrutura e logística

Situado no interior do estado do Mato Grosso, o município de Lucas do Rio Verde, ou simplesmente Lucas, recebe um grande número de caminhões para o transporte da safra de grãos. Em plena super safra, são mais de 225 mil hectares de soja e mais de 181 mil hectares de milho, com destaque ainda para o abate de aves e suínos.

Veja também: Lucas do Rio Verde recebe a festa da Caravana Siga Bem

No estado são produzidas mais de 30,4 milhões de toneladas de soja em uma área plantada de aproximadamente 9,3 milhões de hectares, fazendo do Mato Grosso o maior produtor do país. E 90% da produção é transportada por caminhões pela BR-163, principal corredor de escoamento da safra de grãos.

Às margens da rodovia, porém, é possível ver muitos graneleiros aguardando para descarregar nos armazéns, já que os mesmos não dão conta da demanda, gerando assim filas e mais filas de caminhões, motivo de reclamação de alguns parceiros.

Outro problema reportado pela turma que roda pela região é a falta de infraestrutura rodoviária. O trajeto é de pista simples, há ausência de acostamento adequado para os caminhões e muitos buracos na pista.

Confira na reportagem de Wellington Hokama!

- Publicidade -