Rodamos com o maior ônibus superarticulado para BRT do mundo

O repórter Fernando Richeti foi até a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) conferir in loco o maior ônibus superarticulado para BRT do mundo

Sigla em inglês para Bus Rapid Transit (ou Transporte Rápido por Ônibus), o BRT pode transportar mais de 220 passageiros e sua “versão estendida” foi apresentada pela marca da estrela em setembro do ano passado no Salão de Hannover, o IAA, na Alemanha.

Com 23 metros de comprimento e pesando 37 toneladas, o superarticulado da Mercedes-Benz é pouco maior que um caminhão bitrem e apresenta algumas similaridades com os pesados da marca, que rodam o Brasil com a Caravana Siga Bem, como a quantidade de tecnologia embarcada.

Veja também: Testamos o novo Atego 3030 com quarto eixo de fábrica

Muita coisa foi importada dos pesados Actros e Axor, mas diferentemente dos caminhões, cujos câmbios são automatizados, o BRT tem câmbio automático, pois são muitas trocas de marcha ao longo do percurso. O veículo conta ainda com freios ABS, suspensão pneumática, controle de tração e dois sistemas de freio auxiliares.

Giro pelo ABC

Nosso giro foi pelo corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara, no trecho entre São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC paulista.

Além da grande quantidade de pessoas que pode transportar, destaque para o quarto eixo direcional, que é de grande ajuda nos trechos com curvas mais fechadas. Outra ferramenta que auxilia o motorista é o FleetBoard, tecnologia que ajuda na gestão da frota, na segurança e no conforto dos passageiros.

Confira na reportagem de Fernando Richeti!

- Publicidade -