Mostramos como é feito o transporte do vinho produzido no sul do país

Depois de mostrar como é feito o transporte de laranja em Sergipe, nossa reportagem visitou o município de Flores da Cunha, a 15 km de Caxias do Sul, para mostrar como é feito o processo de fabricação dos vinhos na Serra Gaúcha e, claro, o transporte da bebida pelos parceiros da rodagem.

A região, que abrange também o município de Nova Pádua, recebe a indicação geográfica “Altos Montes”, por conta de sua altitude de 850 metros em relação ao nível do mar, ótima para o cultivo da fruta. Foi lá que visitamos a vinícola Luiz Argenta.

Do cacho para o caminhão

A colheita das uvas acontece entre janeiro e março, e quanto mais doce a uva, melhor para a qualidade do vinho. Depois começa o processo de elaboração, que tem início com a retirada dos grãozinhos dos cachos; em seguida é a vez do processo de fermentação, que é feita em tanques de aço inox com cintas térmicas, para garantir o controle da temperatura. Já o amadurecimento dos vinhos é feito em barricas de carvalho francês, de 220 litros cada.

Presença fundamental em todas etapas do processo, o enólogo tem um controle rígido de cada etapa da produção, analisando cada detalhe de cada tipo de vinho para poder entregar um produto final de qualidade, e o transporte faz toda a diferença para preservar a qualidade dos vinhos. É aí que entra o trabalho e a experiência dos parceiros do Brasil Caminhoneiro.

Confira na reportagem de Wellington Hokama!

- Publicidade -