BRC na Suécia: a nova geração de pesados Scania e um giro pela “rodovia elétrica”

Fernando Richeti mostra os caminhões da #NextGenScania e acompanha um teste com o “caminhão elétrico”, direto do Reino da Suécia

Depois de apresentar os planos de redução de emissões que já estão em curso na Suécia, como o desafio de zerar as emissões de CO2 ate 2030, o repórter Fernando Richeti segue mostrando as inovações da Scania direto da fábrica da montadora, na cidade de Södertälje.

Uma das novidades para reduzir a emissão de poluentes é o “caminhão elétrico”, solução criada em parceria com a Siemens para operar sob o sistema de catenária. Antes associada a trens elétricos e aos trólebus, essa experiência promete levar a tecnologia menos poluente para um novo patamar: o transporte rodoviário de cargas. Equipado com motor híbrido, em trecho sem rede elétrica é o motor de 9 litros de 364 cavalos movido a biodiesel que toca o possante.

Veja também: Caminhoneiro recebe ‘intensivão’ das tecnologias embarcadas no Atego 2430

Mas o que está dando o que falar mesmo e é motivo de orgulho da turma é a nova geração de caminhões Scania, fruto de dez anos de trabalho e 2 bilhões de euros (cerca de R$ 6,7 bilhões) envolvidos no projeto. A empreitada resultou também numa nova série de caminhões Scania: a série S.

Seguros, econômicos, repletos de tecnologia e menos poluentes, os novos possantes sa marca são o sonho de consumo de todo caminhoneiro que se preze.

Confira na reportagem de Fernando Richeti!

- Publicidade -