Conquistas da mulher no segmento de transportes marcam o 8 de março

ONU Mulheres, montadoras e a Caravana Siga Bem destacam o papel da mulher na sociedade

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi marcado por várias manifestações e protestos pelo Brasil e pelo mundo. A apresentadora do Brasil Caminhoneiro, Juliana Nogueira, foi até a Universidade de São Paulo (USP) acompanhar uma manifestação artística celebrando a data.

O trabalho foi feito por duas artistas, que pintaram um grande painel representando a conexão entre as mulheres e a natureza. O trabalho faz parte da Semana de Artes Eles por Elas, promovido este ano pela primeira vez no Brasil, pela ONU Mulheres.

Mulheres no volante

No setor de transportes, a participação de mulheres ainda é muito menor que a dos homens, mas já temos percebido algumas mudanças com mais caminhoneiras, motoristas de ônibus e mulheres em posições de liderança nas empresas. De olho nessas profissionais, as montadoras tem realizado algumas ações de valorização.

Veja também: Brasil Caminhoneiro faz homenagem ao Dia da Mulher em vinheta de abertura

O encontro das Rainhas da Estrada, da Scania, reuniu empresárias e lideranças de países da América Latina e Suécia para um dia inteiro de atividades em sua fábrica. Na Mercedes-Benz, as homenagens foram para as mulheres empreendedoras, que utilizam os veículos da marca em suas atividades profissionais. Empresárias que atuam no transporte de cargas, transporte de passageiros e no serviços de resgate falaram de suas conquistas e desafios.

Confira: “Não tenho palavras para descrever o quanto gosto de ser caminhoneira”, diz Luzia Aparecida Dias

Temos também as importantes ações de combate à violência contra as mulheres nas estradas com a Caravana Siga Bem. De norte a sul do país, conselheiras tutelares, delegadas da mulher e psicólogas conversam sobre as várias formas de violência que estão no dia a dia e como nós podemos combatê-las. Confira esse trabalho na matéria de Juliana Nogueira!

- Publicidade -