Test drive

Sofisticação tecnológica do Scania R 440 assegura condução simples e amigável

23 de abril de 2013 - terça-feira | 12:24

Por Mauro Cassane
Editor do Portal

Este é o sonho de todo caminhoneiro. Um caminhão imponente, sofisticado, com alta tecnologia embarcada mas de funcionamento simples. O Scania R 440 LA 6×4 atende a todos estes requisitos. É um caminhão fácil de dirigir.

O motorista acostumado com o já tradicional conforto dos caminhões da marca vai se surpreender com a versão 2012 que, como todos os outros, traz motorização Euro 5. O Motor, aliás, inteiramente novo e lançado mundialmente pela Scania aqui mesmo no Brasil na Fenatran do ano passado.

Dois fatores facilitam sobremaneira a vida do motorista: o primeiro é o motor de 13 litros DC 13 que desenvolve 440 cv de potência e encara com tranquilidade subidas e, inversamente, descidas, com bastante eficiência. O outro fator, é a caixa de câmbio automatizada que bota o caminhão em movimento, opera em velocidade de cruzeiro e faz as retomadas com precisão sem qualquer tranco e com o motor funcionando na rotação econômica, faixa verde, entre 1.200 e 1.300 RPM.

Aliada à facilidade de dirigir está o conforto da condução. O sistema de isolação termo-acústica da cabina garante o sagrado silêncio e temperatura amena durante a operação. Calor só se o clima estiver quente e você deixar o vidro fechado sem ligar o ar condicionado. O banco, também com suspensão extra individual, tem uma dúzia de possíveis ajustes de modo a tornar a condução uma operação prazerosa.

Assista aqui ao vídeo do test-drive que fizemos com o Scania R 440

Com o R 440 o negócio é se preocupar com o simples: acelerar e brecar. Mas até mesmo brecar pode ser supérfluo. Salvo, naturalmente, emergências de frenagens. Você pode fazer a tocada controlando a velocidade com o piloto automático e diminuindo até quase parar na alavanca do Retarder que tem três velocidades contrárias. Em situação normal o motorista pode percorrer grandes distâncias, inclusive descer serras, sem tocar o pé no freio.

Aliando Retarder ao freio motor, esquece pedal de freio. E, assim, vida longa ao tambor que, menos solicitado, fica frio e intacto, até mesmo na hora de enfrentar longos trechos em declive. Em nossa avaliação, só fizemos uso do freio para testar seu nível de eficiência simulando-se uma parada de emergência. E o R 440 para com muito mais força que acelera. A 50 km/h estacamos o caminhão e carreta em exatos doze segundos. Seria possível fazer em menor tempo, mas isso só mesmo diante de uma emergência verdadeira.

Outro movimento que testamos algumas vezes foi a retomada de velocidade. Primeiro fizemos algumas simulações, com o mecanismo automatizado acionado, afundando o pé no acelerador e fazendo o giro subir abruptamente. Nesta situação o caminhão responde com eficiência aumentando a velocidade de maneira mais lenta, levando cerca de 22 segundos para, efetiva e automaticamente, se posicionar em uma marcha mais pesada e, com isso, desenvolver velocidade compatível para uma ultrapassagem segura.

Há a possibilidade, mais prática, mais usual e mais econômica, de se executar esta ação posicionando o câmbio no modo manual. Assim, fazendo-se as reduzidas, e acelerando, o giro sobe de maneira mais equilibrada e rápida. É o jeito recomendável neste tipo de situação (que é muito comum nas estradas nacionais, principalmente por conta do excessivo número de caminhões velhos e, naturalmente, bem mais lentos).

Por estas razões que é difícil errar com este caminhão. A segunda geração do câmbio Optcruiser GRS 900, de 14 velocidades, também lançada neste ano, é um acerto da Scania em um sistema que já funcionava de maneira tão confiável quanto um relógio suíço. As engrenagens bem ajustadas e sincronizadas não fazem ruído, muito menos solavancos.

O motor diesel de seis cilindros em linha conta com injeção direta de combustível e faz uso, como seus concorrentes, do sistema de tratamento de gases SCR (aquele que é necessário a utilização do Arla 32). Equipado com o sistema de injeção PDE com unidades injetoras, cabeçotes individuais, quatro válvulas por cilindro, turbo compressor e intercooler, o DC 13 440 cv oferece ao caminhão um CMT de 66 mil toneladas com PBTC de 56 mil toneladas.

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A suspensão dianteira do R 440 com molas parabólicas e a traseira a ar, com duas bolsas pneumáticas, assegura um rodar macio aliando sensação de conforto com grande estabilidade, especialmente nas curvas mais agudas. Associado à suspensão há o sistema LC, que também traz mimos ao motorista: permite regular a altura da carreta com a do cavalo-mecânico facilitando o engate.


Foto: Mauro Cassane

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Comentários

Cicero diz...

show d bola

Comentado em: 16/06/2013, 15:17

Vinicius diz...

sonho um dia poder dirigir uma scania tudo depende de oportunidade!

Comentado em: 05/05/2013, 14:04

Carlos Roberto de Andrade Lopes diz...

Mais ima a Scania tá de parabéns é um grande caminhão e quem ganha é o motorista que merece tudo esse conforto , eu sou mecânico e gostei muito do motor.

Comentado em: 05/05/2013, 08:37

Pedro diz...

lindo,lindo,lindo demais adorei

Comentado em: 02/11/2012, 00:28

Dvreltemblor diz...

Nossa parece mesmo um sonho... Gostaria de um dia também poder trabalhar com um caminhão desse porte com toda essa tecnologia. Enquanto esse momento não chega vou ficando na esperança de um dia conseguir emprego numa grande empresa ou comprar meu próprio caminhão. Nota dez a Scania por colocar essa super maquina ao alcance dos irmãos estradeiros do nosso Brasil. Um abraço.....

Comentado em: 17/08/2012, 18:13

Veja o test-drive que o portal Brasil Caminhoneiro realizou com Scania R 440 « Brasil Caminhoneiro diz...

[...] Clique aqui para ler a avaliação completa do Scania R440 [...]

Comentado em: 11/07/2012, 16:13