Tecnologias

Caminhões VM, da Volvo, viram estações de transmissão em HD

09 de fevereiro de 2012 - quinta-feira | 19:12

Imagine você em casa, assistindo um programa ao vivo em alta definição de som e imagem. Você pode não saber ou sequer perceber, mas eventos desse tipo quase sempre precisam de um equipamento de última geração no local da transmissão. E o primeiro deste porte no na Região Sul do país foi instalado em um caminhão Volvo.

Dois caminhões Volvo VM, um 6×2 de 260cv e um 4×2 de 210cv, foram transformados em uma grande unidade móvel de captação e transmissão de imagens HD pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). O nome da máquina é HDView, uma produtora sobre rodas. O caminhão adapatado rodará por todo o País atendendo o mercado de produção de eventos esportivos, shows, congressos, teleconferências e festas.

O VM 260 possui 17 câmeras de alta definição, sendo uma robótica telecomandada, quatro microcâmeras, exibidores de replay, geradores de caracteres e consoles de áudio digital de última geração para captação de imagens. O sistema possui ainda suporta áudio surround 5.1. Já o caminhão VM 210 é um veículo caminhão de apoio com gerador de energia próprio e baú para transporte seguro e organizado dos equipamentos (câmeras, tripés, microfones, cabos e acessórios).

Equipamentos de transmissão em HD estão entre os melhores do mercado

“Este modelo de caminhão foi o que apresentou a eficiência que procurávamos para colocar toda a estrutura necessária para montar a HDView  e rodar por todo o país”, diz Eduardo Fontana, diretor de Novos Negócios do GRPCOM. O Volvo VM se adequou à necessidade do GRPCOM por ter entre-eixos longo e tara leve. “Eles precisavam de um caminhão leve, pois os equipamentos e as tecnologias embarcadas são pesados. O VM é o mais leve do mercado nessa categoria e, por isso, consegue transportar uma quantidade de carga maior”, explica João Luis Cardoso da concessionária Nórdica responsável pela venda dos caminhões.

“O VM está conquistando o transportador brasileiro por sua alta produtividade, baixo consumo de combustível, grande conforto e segurança”, afirma Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM. O GRPCOM é o maior grupo de comunicação do Paraná, reunindo os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Tribuna do Paraná, o jornal online, Gazeta Maringá, o portal de notícias Paraná – Online, a RPC TV, com oito emissoras afiliadas à Rede Globo, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM, Cultura FM 102,5, e o canal por assinatura ÓTV. O grupo mantém ainda o Instituto GRPCOM, responsável pela gestão dos programas e projetos de responsabilidade social, desenvolvidos ou apoiados pelos veículos de comunicação do GRPCOM.

Foto: Divulgação

Tags : , , ,

icones de serviços Imprimir Enviar Favoritar

Deixe seu comentário

Para enviar seu comentário, cadastre-se ou faça o login

Comentários

Nenhum comentário por enquanto.