Equipes da F-Truck cumprem novas sessões de testes no Rio
15 de fevereiro de 2012 - quarta-feira | 17:54
Ainda falta pouco mais de duas semanas para o início da temporada 2012 da Fórmula Truck. E durante esta fase de preparação para os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, que vão começar na pista gaúcha do Velopark no dia 4 de março, mais três equipes realizaram sessões de testes no início desta semana no Rio de Janeiro. Ticket Car Corinthians Motorsport, ABF Desenvolvimento Team e Scuderia Iveco tiveram pilotos e caminhões na pista, entre segunda e terça-feira, no Autódromo Internacional Nelson Piquet.
Roberval Andrade traçou metas um tanto excêntricas para os dois dias de testes. “Nós viemos ao Rio para quebrar o motor”, resumiu, em tom de bom-humor. “Claro que não é isso, mas também não deixa de ser. Nossa meta aqui foi submeter o caminhão ao limite, determinar com precisão qual é o ponto de estresse do equipamento, porque esse é o ponto onde as quebras acontecem. Isso nos dá um parâmetro para sabermos até onde ir”, explicou.
A metodologia de trabalho definida para as atividades no Rio levou, de fato, à quebra do motor do Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport. “Com isso, temos um referencial mais concreto do limite até onde podemos trabalhar o acerto de motorização”, continuou o piloto, que foi campeão de 2010 com cinco vitórias e fechou 2011 sem nenhuma. “Eu liderei várias corridas, mas tive muitas quebras. É isso que não pode acontecer”.
Testar limites foi também a tônica dos testes que o pernambucano Beto Monteiro e o paulista Valmir “Hisgué” Benavides fizeram com os caminhões da Scuderia Iveco. “O objetivo era fazer uma verificação geral do equipamento e, ao mesmo tempo, testar a durabilidade. Nós testamos sob condições de tocada extrema, com um calor muito forte”, contou Benavides, que fará sua primeira temporada pela equipe, que utiliza caminhões do modelo Stralis.
Foi a primeira vez no ano que a Scuderia Iveco levou os dois caminhões à pista. Monteiro e Benavides revezaram um dos caminhões nos testes do fim de janeiro no Velopark. “Trabalhar com os dois caminhões foi positivo, também, para podermos fazer testes de componentes. Alguns deram certo. Outros, nem tanto. Agora vamos incorporar os componentes testados ao caminhão, revisar tudo e partir para a corrida no Velopark”, finalizou.
Quem também participou dos testes na pista de Jacarepaguá foi Luiz Lopes, que cumprirá pela ABF Desenvolvimento Team sua segunda temporada na categoria. “Foi um treino bem produtivo, apesar do calor intenso, que gerou desgaste do equipamento e alguns problemas. O caminhão da Mercedes-Benz está muito rápido, pudemos testar várias mudanças. Agora, é esperar a hora da primeira corrida do campeonato”, disse o piloto paulista.
Foto: André Muzell
Deixe seu comentário
Para enviar seu comentário, cadastre-se ou faça o login
Relacionados
Equipes da Fórmula Truck começam os testes de pré-temporada
Equipes da Fórmula Truck finalizam testes preparatórios no Rio Grande do Sul
Corrida ao nível do mar em Jacarepaguá traz desafio único às equipes da F-Truck
Após testes e com novidades, Scuderia Iveco chega otimista ao Velopark
Mudanças nas equipes fazem pilotos esperarem equilíbrio na estreia da F-Truck
Notícias mais recentes
Iveco aposta em versatilidade de configurações para liderar segmento de semipesados
Vendas de caminhões Volvo caem 4% no mundo
Empresas Randon almejam crescimento de 60% em cinco anos
BNDES apoia com R$ 530,4 milhões implantação do BRT da Grande Vitória
Estudo do IPEA aponta necessidade de investimento no transporte na ordem de R$125 bi



