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Thermo King volta atenções para investimento em rede de pós-vendas

28 de novembro de 2013 - quinta-feira | 15:57

Em um mercado como o de transportes e logística, cuja rentabilidade tem diminuído ano a ano, alguns itens tornam-se indispensáveis aos transportadores, como velocidade de atendimento, qualificação de mão de obra e manutenção preventiva, que, segundo especialistas, sai em média 30% mais em conta do que a ação corretiva.

Ciente desse cenário, a Thermo King (empresa pertencente ao grupo Ingersoll Rand) investe anualmente aproximadamente R$ 1 milhão na rede de pós-venda. Em 2013 a empresa já investiu mais de R$ 800 mil em treinamentos técnicos e comerciais da rede.

Os resultados do alto investimento são positivos para o cliente, especialmente em relação ao tempo de atendimento, que é de duas horas e meia em casos corriqueiros. Já em situações em que é necessário mais de 24 horas, todo o processo é acompanhado por um supervisor interno da Thermo King e ações são tomadas para reduzir o tempo.

De acordo com Alessandra Salles, Gerente de desenvolvimento de Rede e Aftermarket, o transportador está mais consciente e percebe a importância de manter o equipamento em bom funcionamento. “As unidades de atendimento têm recebido muito mais demandas. Conseguimos verificar esse aumento por meio dos horímetros e históricos”.

Porém, mesmo com a crescente conscientização do transportador em relação à manutenção preventiva, essa continua sendo uma das razões que mais gera demandas urgentes. Outras razões que podem ser citadas são falhas na instalação das unidades que causam vazamento de gás refrigerante e problemas de durabilidade das correias relacionados ao desalinhamento de polias ou falta de tensionamento.

Por meio do Programa de Excelência, que está em seu sexto ano de existência, a Thermo King realiza investimentos e incentivos constantes na rede de pós-venda, buscando tornar a marca reconhecida no mercado como provedora de soluções, oferecendo a melhor assistência técnica e pós-venda, com excelência em serviços e menor custo de operação aos clientes.

Toda a rede é capacitada por meio do Centro de Treinamento Thermo King, com cursos online e presenciais. Atualmente a formação de um técnico “Master” demanda cerca de um ano, com mais de 600 horas de treinamentos obrigatórios. Além dos ensinamentos técnicos, a empresa oferece anualmente mais de 20 cursos voltados à gestão de vendas, atendimento ao cliente e até mesmo administrativo. Em 2013 a Thermo King ofereceu 4.700 horas de treinamento em cursos presenciais para a rede de Concessionários além de nove cursos à distância por internet.

Já os técnicos passam por uma reciclagem e uma prova presencial para revalidação da certificação a cada três anos. As equipes de supervisores de oficinas e responsáveis técnicos recebem anualmente uma atualização técnica e participam da Convenção de Vendas, oportunidade em que são abordadas as estratégias de marketing e vendas para a rede.

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